Ainda sobre o poder do local: Design District Helsinki

Ok, você pode até achar que estamos em uma fase monotemática, o não deixa de ser verdade. No entanto, a questão é que ainda precisamos (e queremos) falar da importância das origens para fortalecer o design de uma localidade. Então pode esperar ainda muito deste assunto por aqui.

Pra nós, é importante trazer luz ao que é autêntico, àquilo que é característico de um lugar e capaz de comunicar uma história ao primeiro olhar.

 

 

Para tanto, que tal tomar como exemplo o bem sucedido projeto finlandês do Design District Helsinki? A organização acaba de completar 10 anos e hoje é uma vizinhança pautada no design e, como eles gostam de se nomear, são também “um estado de espírito”. De acordo com o site oficial, são 25 ruas e 200 locais marcados no mapa que vão de galerias, lojas, estúdios de design a hotéis e museus.

O Design District Helsinki desempenha um papel importantíssimo na reputação de Helsinki como uma cidade do design e pensada para pessoas através do design. As empresas criativas que se reúnem como em uma associação de bairro, pensam constantemente como podem oferecer aos moradores e aos turistas as melhores experiências tendo o design como ponto de partida. Então é fácil encontrar hotéis, restaurantes e museus que são diferentes dos convencionais, além, é claro das lojas e galerias.

 

 

É um lugar para conhecer o design finlandês e para comprar produtos dos melhores profissionais locais em um ambiente de concorrência saudável e de livre crescimento criativo. E se você pensa em conhecer a cidade, passar por este distrito é uma parada imperdível.

 

 

E agora vem as perguntas: e o nosso design? O que Minas tem a oferecer como características para criarmos “uma cara” do nosso talento? Para quem ainda não acredita, temos muito. Temos a tradição que começa a se mesclar com a modernidade, movimentos criativos que ocupam a cidade e fazem nascer empresas com este espírito desbravador. Mas isso é assunto para um próximo post que, muito certamente, vai manter este mesmo tema local. Porque ainda temos pano para manga ou para um layout e até para embalagens.  ; )

0 245
luminaec_admin

Leave a Reply